Curso de

Agricultura Sustentável

  • 50 horas
Agricultura Sustentável

Enquadramento

O curso de Agricultura Sustentável promove a aquisição de conhecimentos e competências que permitam a implementação dos princípios de produção agrícola sustentável numa exploração agrícola, através do conhecimento acerca dos fatores do solo e do clima e das plantas, reconhecendo as sinergias entre todos os elementos dos sistemas agrícolas e a necessidade de assegurar a sua sustentabilidade, a par do interesse económico da atividade agrícola. O curso aborda igualmente o tratamento e eliminação de resíduos e efluentes agrícolas, numa perspetiva de economia circular.

Enquadra-se na formação base definida pelo PDR2020, elegível para candidaturas a projetos de Jovem Agricultor e Reserva Nacional de Direitos de Regime de Pagamentos Base (RPB).

Destinatários

Jovens Agricultores, agricultores, trabalhadores agrícolas e outros interessados nesta temática.

Objetivos

Identificar os elementos constituintes de um solo, as características dos principais tipos de solo e os fatores que influenciam a sua produtividade e conservação.

Identificar os fatores do clima e a sua influência na agricultura.

Reconhecer a constituição das plantas e as suas principais funções fisiológicas, tendo em vista o seu cultivo para aproveitamento económico.

Identificar os princípios da produção agrícola sustentável.

Eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.

Conteúdos programáticos

Solo

Clima

Botânica agrícola

Relação solo-planta-clima-ambiente

Resíduos e efluentes das explorações

Produção agrícola sustentável

Requisitos Técnicos

Idade: ≥18 anos

Escolaridade mínima: 9º ano

Metodologia / Avaliação / Certificação

A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.

A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.

Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.

Pré-Inscrição

Locais

  • Polo de Formação Tejo
  • Centro de Formação da Guarda
  • Polo de Formação Norte

Preço

Financiado



Tema

  • Ambiente e água
  • Agricultura

Quer esta formação à medida da sua empresa?

Últimas Notícias

Ver mais notícias