Curso de

Data-Driven Agriculture (PFATD)

  • 105 horas
Data-Driven Agriculture (PFATD)

Enquadramento

O curso Data-Driven Agriculture, integrado na medida "Líder + Digital", do Programa "Emprego + Digital 2025", resultante do consórcio celebrado entre a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a Universidade Nova de Lisboa - NOVA Information Management School (NOVA IMS) para o desenvolvimento do Projeto de Formação e Ação de Transformação Digital (PFATD) - Data-Driven Agriculture, pretende contribuir  para a transformação digital das empresas agrícolas no contexto de agricultura inteligente e de precisão.


Serão realizadas 3 ações a iniciar a partir de Outubro de 2024 nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Destinatários

Empresários/gestores e dirigentes de empresas agrícolas;

Quadros técnicos superiores internos com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão.

Obrigatoriedade de implementação de Plano de Ação de Transformação Digital (PATD) por parte das empresas envolvidas na formação (autorização prévia do responsável da empresa para implementação do PATD).


Objetivos

Contribuir para a transformação digital das empresas do setor agrícola; 

Reforçar as qualificações e competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, através de conhecimentos e competências digitais que permitam a análise, a integração e interpretação de dados facultados através de software específico, de forma eficiente e precisa na gestão da atividade agrícola decorrente da agricultura de precisão;

Ajudar as empresas do setor a aumentar a sua competitividade, a reduzir o seu impacto ambiental e a melhorar a sua produtividade global, através da criação e implementação de um Plano de Ação de Transformação Digital (PATD), capaz de apoiar os agricultores na otimização das suas operações, de forma a aumentar a produtividade.

Conteúdos programáticos

Percurso Formativo

Contexto estratégico da transição digital

Introdução à agricultura inteligente

Tomada de decisão baseada em dados - Recolha de dados

Tomada de decisão baseada em dados - Governação de dados

Tomada de decisão baseada em dados - Processamento e análise

Tomada de decisão baseada em dados - Dashboarding/ visualização de informação

Workshop - Inovação, Cultura organizacional e liderança

Workshop - Soluções tecnológicas para a transição digital


Plano de Ação de Transformação Digital

Conceção/ Criação do plano de ação de transformação digital na exploração agrícola

Implementação do plano de ação de transformação digital na exploração agrícola


Requisitos Técnicos

Obrigatoriedade de implementação de Plano de Ação de Transformação Digital (PATD) por parte das empresas envolvidas na formação (autorização prévia do responsável da empresa para implementação do PATD);

Habilitações académicas de nível superior. Excecionalmente poderá ser admitido um formando com habilitação académica equivalente ao 12º ano, desde que possua elevado nível de proficiência digital (ex. Excel avançado) e conhecimentos sobre agricultura de precisão;

Elevada proficiência digital (Excel, bases de dados entre outros);

Conhecimentos em agricultura de precisão.

Metodologia / Avaliação / Certificação

O curso Data-Driven Agriculture será ministrado em regime b-learning com a seguinte distribuição: 15 horas de formação presencial e 90 horas de formação a distância.

O percurso formativo adota uma abordagem experiencial, na qual serão privilegiadas metodologias ativas baseadas na troca de experiências, no networking e em estudos de caso, com um foco na capacitação dos participantes, incluindo as competências e conhecimentos necessários para adotarem e utilizarem de forma efetiva processos de tomada de decisão assentes em informação, em sede de planeamento e operação, num contexto de agricultura inteligente e de precisão.

A avaliação dos conhecimentos e competências adquiridas pelos formandos será diagnóstica, contínua, formativa e sumativa, baseada na realização de atividades propostas para as duas componentes formativas: Percurso Formativo e conceção e implementação do Plano de Ação de Transição Digital, na empresa agrícola na qual é proprietário ou trabalha, nas fases de criação e implementação.

A conclusão no curso com aproveitamento permitirá a entrega de um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho e de um certificado emitido pela CAP e pela Nova IMS em modelo próprio da medida Líder + Digital.


Consórcio Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e Universidade Nova de Lisboa - NOVA Information Management School (NOVA IMS)  

Pré-Inscrição

Preço

Financiado



Tema

  • Ambiente e Água
  • B-learning
  • Agricultura de Precisão

Quer esta formação à medida da sua empresa?

Últimas Notícias

Ver mais notícias