Curso de

Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (APF)

  • 50 horas
Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (APF)

Enquadramento

Este tipo de cursos constitui um marco importante para os agricultores relativamente à evolução das preocupações de proteção do homem e do ambiente face ao potencial de perigosidade de determinados tipos de substâncias, nomeadamente de produtos fitofármacos. 

A Lei n.º 26/2013, de 11 de abril define a habilitação necessária para ser Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos de uso profissional e exige a obtenção de um Certificado de Formação em aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF), reconhecido pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas, com a emissão de cartões de identificação personalizados, vulgo Cartões de Aplicador.

Neste contexto, todas as pessoas que pretendam comprar, transportar e aplicar Produtos Fitofarmacêuticos deverão frequentar com aproveitamento uma ação do curso "Aplicação de produtos fitofarmacêuticos”.

Destinatários

Idade: ≥18 anos.

Escolaridade mínima obrigatória (EMO) ou que, caso não tenham a EMO, comprovem saber ler, fazer cálculos simples e interpretar um texto.

Objetivos

Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.

Conteúdos programáticos

Princípios gerais de proteção das culturas

Segurança na utilização de produtos fitofarmacêuticos, sistemas regulamentares e redução do risco 

Máquinas de aplicação de produtos fitofarmacêuticos e técnicas de aplicação

Armazenamento, transporte e acidentes com produtos fitofarmacêuticos


 


Requisitos Técnicos

Idade: ≥18 anos

Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.

Metodologia / Avaliação / Certificação

Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo. A Avaliação de Conhecimentos é composta por duas provas de natureza sumativa, uma teórica e outra prática. 

A prova teórica consiste num teste escrito, realizado no final da ação, incidindo sobre todas as temáticas do curso, devendo ter no mínimo dez perguntas. 

A prova prática, igualmente de natureza sumativa, consiste numa simulação de desempenho, na qual os formandos  devem, em função de uma cultura, um inimigo, um produto fitofarmacêutico e de máquinas de aplicação, ser avaliados quanto ao desempenho das seguintes operações: 

Selecionar o material de aplicação adequado; 

Calcular as doses, concentrações e volumes de calda a aplicar; 

Calibrar, regular e operar corretamente o trator e a máquina de aplicação ou o equipamento manual; 

Aplicar o produto fitofarmacêutico de forma segura, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, as espécies e organismos não visados e o consumidor. 

A prova prática é realizada nas sessões de prática simulada dos módulos do Bloco  | Máquinas de Aplicação de produtos fitofarmacêuticos e técnicas de aplicação. 

As provas de avaliação de conhecimentos são concebidas, realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores.

Compete ao formador/es conceber para as provas práticas os respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação do grupo e de cada formando, bem como os formulários para a prova teórica.

Serão considerados com aproveitamento, os formandos que tenham tido assiduidade ao curso e que obtenham uma pontuação final, resultante da média das pontuações obtidas na avaliação das duas provas sumativas (teórica e prática)  realizadas na Avaliação de Aprendizagem, igual ou superior a 10 valores. 

As provas são pontuadas de 0 a 20 valores. Aos formandos com  uma pontuação final igual ou superior a 10 valores, será atribuída a classificação final "Com aproveitamento".

Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.

Pré-Inscrição

Locais

  • Polo de Formação Tejo
  • Centro de Formação da Guarda
  • Polo de Formação Norte

Preço

Financiado



Tema

  • Ambiente e água
  • Agricultura

Quer esta formação à medida da sua empresa?

Últimas Notícias

Ver mais notícias