Um cedro com 75 anos, plantado na década de 1950 na freguesia de Runa, concelho de Torres Vedras, é a grande vencedora da edição de 2026 do concurso Árvore do Ano Portugal, iniciativa integrada na competição europeia European Tree of the Year, que distingue árvores com histórias marcantes e promove a ligação entre a natureza e as comunidades locais.
O Cedro da Igreja de Runa foi a única proposta da região Oeste a chegar à fase final da votação nacional, numa edição que superou o número de candidaturas da passada edição – com um total de 51 árvores concorrentes de todo o país – e teve também uma maior participação do público, em relação ao ano passado, tendo ultrapassado os 18 mil votos.
Em segundo lugar na classificação ficou a Árvore da Borracha Australiana, de Ponta Delgada, nos Açores, e em terceiro a Canforeira da ESAC, de Bencanta, em Coimbra.
Enquanto vencedora nacional, a Árvore de Runa irá agora representar Portugal na fase europeia do concurso, que decorre em fevereiro, competindo com as árvores eleitas nos restantes 15 países participantes.
O concurso Árvore do Ano é dinamizado pela Environmental Partnership Association (EPA) e tem como missão valorizar as árvores enquanto património natural e cultural da Europa, destacando os serviços de ecossistema que prestam.
Em Portugal, o concurso é representado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
Fonte: UNAC



