CAP realiza no próximo dia 19 de fevereiro, em colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, um webinar dedicado às doenças emergentes na pecuária.
A iniciativa surge no contexto de crescente preocupação com a evolução das doenças animais, quer em Portugal quer em Espanha, e vai actualizar a situação epidemiológica nos setores dos suínos, aves, ovinos e caprinos, e bovinos, bem como abordar os riscos associados à proximidade geográfica e à circulação de animais e produtos entre os dois países ibéricos.
O programa vai abordar as principais doenças, nomeadamente, a peste suína africana, a gripe aviária, a doença de Newcastle, a dermatose nodular contagiosa, a doença hemorrágica epizoótica, a língua azul e a febre aftosa, com especial enfoque nas medidas práticas de prevenção, controlo e biossegurança a implementar nas explorações.
O evento conta com a participação da DGAV, das OPSA e de uma congénere espanhola, e vai promover a partilha de informação técnica e a cooperação transfronteiriça, bem como o esclarecimento do papel das OPSA na vigilância e apoio aos produtores.
Este encontro será uma ocasião privilegiada para esclarecimento e diálogo direto com o setor, num momento em que a evolução das doenças animais em Portugal e em Espanha gera preocupação crescente junto dos produtores. O objetivo central é permitir que produtores e associações possam colocar as suas dúvidas, partilhar preocupações concretas e obter respostas claras e atualizadas por parte das entidades competentes.
O webinar decorre em formato misto (online e presencial) no dia 19 de fevereiro, a partir da Sede da CAP, e é dirigido aos associados da Confederação, técnicos, associações, médicos veterinários, Organizações de Produtores para a Sanidade Animal (OPSA) e produtores.
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA:
Fonte: CAP


