Tem início na segunda-feira a campanha do Pedido Único (PU) 2026.
As candidaturas podem ser submetidas até 15 de maio sem penalizações, existindo um período adicional até 31 de maio com penalização de 1% por dia útil.
O PU continua a ser um instrumento central de apoio à Agricultura, abrangendo 98 intervenções do Continente e da Madeira, representando um montante anual aproximado de 1,15 mil milhões de euros pagos, a cerca de 187 mil beneficiários.
A Campanha 2026 assinala o arranque de um novo ciclo, com regras estabilizadas, parcelário atualizado e controlos concluídos, procurando evitar os constrangimentos registados em anos anteriores.
Entre as principais novidades destacam-se a atualização do parcelário com imagens de 2025, a atribuição do Apoio ao Rendimento Base (A.1.1 ARB) a toda a área elegível sem dependência de direitos ao pagamento e a integração de dois novos apoios extraordinários: às áreas de baldio e aos animais para gestão da carga combustível.
A apresentação do PU 2026 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.
Deve verificar previamente se a sua informação de Beneficiário (IB) e da sua Exploração, nomeadamente as suas parcelas (SIP) e os seus animais (SNIRA), se aplicável, está atualizada nas bases de dados do IFAP.
Para mais informações consulte Portal do IFAP.
Fonte: IFAP


