Navegação Rápida
Há 50 anos que a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defende e representa a agricultura portuguesa.
A CAP é a maior organização socioprofissional agrícola do país, reunindo cerca de 250 Organizações de Agricultores — Federações, Associações, Cooperativas e Adegas — que refletem a diversidade e a força do setor agrícola nacional. Com presença ativa em Portugal e em Bruxelas, a CAP dá voz aos agricultores, e trabalha para uma agricultura competitiva, inovadora e com futuro.
Fundada em 1975, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) é reconhecida como sendo o principal interlocutor do setor agrícola português e, ao longo das últimas cinco décadas, tem sido um agente determinante na modernização da agricultura nacional. A Confederação atua em defesa dos interesses dos agricultores, promovendo políticas públicas que assegurem a viabilidade económica das explorações e o desenvolvimento equilibrado do mundo rural, trabalhando diariamente para reforçar o papel estratégico da agricultura na economia nacional, na coesão territorial e na preservação ambiental.
Com uma presença permanente em Bruxelas, a CAP representa Portugal junto das instituições europeias e acompanha de perto a execução da Política Agrícola Comum, garantindo que a voz dos agricultores portugueses é ouvida nas decisões comunitárias. Em território nacional, é parceiro social no Conselho Económico e Social, integrando a Comissão Permanente de Concertação Social, onde participa nas principais decisões de política económica e laboral do país.
A CAP mantém uma ligação permanente com as suas filiadas, promovendo conselhos consultivos, grupos de trabalho e consultas técnicas e, a partir deste diálogo direto, identifica os desafios concretos do setor transformando as preocupações dos agricultores em propostas técnicas e estratégicas, que sustentam a sua ação junto do Governo e das instituições europeias.
Com uma estrutura técnica sólida e equipas especializadas, a CAP desenvolve a sua atividade em domínios essenciais como a Política Agrícola Comum, o Ambiente e Água, a Pecuária, a Floresta, o Aconselhamento Agrícola, a Formação profissional, apoiando as Organizações de Agricultores e os produtores em todo o território.
Celebrando meio século de história, a CAP renova o seu compromisso com o futuro:
Fortalecer o mundo rural, valorizar quem produz e continuar a construir uma agricultura portuguesa com identidade, ambição e futuro.


