AdaptforGrazing – Conservação do Solo.

PRR-C05-i03-I-000035-LA4.1

Objetivo principal

Preservar e melhorar o potencial produtivo dos solos, melhorar a gestão do risco e combater a desertificação.

Adaptar a gestão da vegetação para melhorar a resiliência dos agro-sistemas às alterações climáticas, recorrendo ao pastoreio extensivo de raças autóctones e ao aproveitamento agrícola, através da promoção de múltiplos bens e serviços dos ecossistemas e da redução da sua vulnerabilidade, em pastagens, em pastagens sob quercíneas e em redor de aglomerados urbanos de baixa densidade.

 

Atividades

  • Cartografar com elevada resolução espacial as diversas formas de pastagens enunciadas, usando o COS, fotografia aérea, voo de drone ou visitas ao terreno, estatísticas socioeconómicas e agrícolas.
  • A exposição às alterações climáticas será baseada nos cenários climáticos RCP4.5 e RCP8.5, para 2050 e 2100, e serão calculadas 21 variáveis bioclimáticas, e.g. projeções do índice de aridez, risco de geadas, risco de secas, risco de ondas de calor, risco de incêndio, características dos solos, microclima derivado da topografia, etc. (WorldCLIM).
  • A suscetibilidade das pastagens às alterações climáticas será calculada por indicadores de produtividade avaliados ao longo de um gradiente climático utilizando imagens de satélite (NDVI – Índice de Vegetação por diferença normalizada) como proxy da produtividade. O modelo da produtividade da vegetação anual das pastagens medida ao longo de um gradiente climático, permite calcular a suscetibilidade ao clima.
  • A capacidade adaptativa dos sistemas produtivos será calculada através dos modelos de gestão já existentes nas explorações parceiras ou noutras (nacionais ou internacionais), através de entrevistas aos  responsáveis, aos quais temos acesso através da cooperação nacional e internacional com projetos como: RENEWAL (FCT), Desert-Adapt (LIFE) e SustInAfrica (H2020).

Resultados esperados

  • Identificação de áreas mais vulneráveis face às Alterações Climáticas a nível nacional: Mapas de vulnerabilidades abrangendo 1.100.000 ha de pastagens;
  • Criação de 5 medidas de adaptação mais adequadas para cada tipo de vulnerabilidade, visando:

                   – Serviços de Ecossistema: biodiversidade, proteção do solo, regularização do ciclo hidrológico e sequestro de carbono

                   – Provisão de alimento,

                   – Serviços culturais: preservar espécies, habitats ou paisagens

                   – Sustentabilidade de cadeias de valor em aglomerados populacionais de baixa densidade: valorizar as raças autóctones e diversos produtos que fazem parte da dieta mediterrânica (ex. mel, bolotas, queijos, porco preto, cogumelos).

  • Comunicar e transferir o conhecimento.

Cofinanciado por:

Escolha o tipo de Membro Aderente CAP(Obrigatório)
Candidatura AdaptforGrazing – Conservação do Solo.
DD barra MM barra AAAA
Tamanho máx. de ficheiro: 2 MB.
Este campo está escondido ao visualizar o formulário