Teve início no presente mês de outubro, nas regiões do Alentejo (Évora) e do Centro (Leiria), o curso de Formação e Ação de Transformação Digital (PFATD) - Data-Driven Agriculture, inserido na medida Líder + Digital. Iniciaram este percurso formativo 62 formandos.

As sessões de abertura contaram com a presença e intervenções, por parte da CAP, de Florbela Leopoldo, responsável pelo Departamento de Formação Profissional da Confederação, e por parte da Universidade Nova - Information Management School (IMS) do Professor e coordenador técnico/cientifico do curso, Miguel Castro Neto, e do Professor André Barriguinha.

Este curso gratuito visa capacitar os participantes com conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e metodologias de análise de dados aplicadas à agricultura.

O programa abrange tópicos como a recolha de dados, governação de dados, processamento de análise e a aplicação de inteligência artificial para otimização de recursos e aumento da produtividade agrícola. Com uma abordagem prática e teórica, os participantes terão a oportunidade de aprender com especialistas da área e aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos reais, através da implementação do Plano de Ação de Transformação Digital.

A iniciativa é uma colaboração entre a Confederação dos Agricultores de Portugal e da  NOVA IMS com o objetivo alavancar a transformação digital das empresas agrícolas, no contexto da agricultura de precisão, facultando aos seus gestores e quadros técnicos superiores competências para a adoção de processos de tomada de decisão, ao nível do planeamento e da operacionalização, assentes na análise sustentada de dados relativos a diferentes variáveis associadas à produção, dotando a atividade de maior eficiência, eficácia económica e ambiental. Espera-se que o curso possa contribuir para o desenvolvimento do sector agrícola, tornando-o mais competitivo e resiliente.

Em novembro o curso iniciar-se-á na região Norte. Os interessados podem inscrever-se através do site https://www.lidermaisdigital.pt onde encontrarão mais informações sobre o programa, datas e requisitos de participação.


Fonte: CAP