Até ao momento, todo território continental estava classificado como área afetada por serotipo 4 do vírus da Febre Catarral Ovina (ou Língua Azul), sendo a região do Algarve afetada pelos serotipos 1 e 4, ambos de vacinação obrigatória.

As medidas de combate à doença, estabelecidas no Decreto-Lei nº 146/2002, baseiam-se na delimitação de zonas livres e de zonas afetadas (no mínimo 150 Km de raio a partir do estabelecimento identificado), implementação de condicionantes à movimentação animal e implementação de programas de vacinação (obrigatória desde 2023).

Este ano, a 13 de setembro, o INIAV, laboratório nacional de referência, confirmou a presença do serotipo 3 do vírus da Língua Azul no distrito de Évora. Esta situação levou à publicação do Edital nº81 e nº82, aditando a autorização da vacinação voluntária contra o novo serotipo 3 no território nacional.  

A expansão da doença de serotipo 3 tem assumido tal proporção que a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) acaba de publicar o Edital nº83, para atualização e classificação das áreas afetadas, que coincidem agora com todos os distritos do continente.

No Edital nº83 encontra as últimas informações sobre Áreas, Vacinação, Movimentação Animal, e Vigilância e Notificação. As regiões autónomas dos Açores e da Madeira continuam zonas livres de Língua Azul.


Edital 83 FEBRE CATARRAL OVINA 30outubro2024.pdf

Foto de Luís Banha

Fonte: DGAV