No discurso que se seguiu, o líder do Executivo sublinhou a honra e a responsabilidade das funções assumidas, destacando a vontade de mudança política expressa pelos votos dos portugueses a 10 de março, a qual exigirá dos agentes políticos um elevado grau de maturidade e compromisso.

Luís Montenegro garantiu, por parte do Governo, a humildade, espírito patriótico e capacidade de diálogo imprescindíveis às soluções para os tantos problemas que efectam o país, mas exigiu o mesmo das oposições. “Quero ser muito claro com os portugueses: este Governo está aqui para governar os quatro anos e meio da legislatura. Se tiver a sua investidura parlamentar e assumir a plenitude dos seus poderes, vai começar desde já a programar e executar reformas estruturais que mudem o país e o coloquem numa rota de prosperidade, de modernidade, de bem-estar, de sustentabilidade económica, ecológica e social”, afirmou o primeiro-ministro em resposta aqueles que comentam a duração deste Executivo. Numa mensagem que quis deixar associada ao acto solene, Montenegro sublinhou a necessidade das “oposições respeitarem o princípio de nos deixarem trabalhar e executar o Programa de Governo”, e não transformarem a oposição democrática num bloqueio à governação.

O discurso do governante reafirmou em seguida as áreas de intervenção política que, anunciadas durante a campanha, vão agora constituir o Programa do Governo. Neste sentido, a CAP realça o destaque dado à valorização da agricultura: “seremos um país pobre se desperdiçarmos o valor estratégico da agricultura(…)”; à sustentabilidade ambiental: “é necessário fazer mais e melhor pelo combate às alterações climáticas, pela transição energética e pela valorização dos ecossistemas, contudo é preciso fazê-lo com racionalidade económica, protegendo os nossos consumidores e a competitividade das nossas empresas”; à escassez de água: “é fundamental reforçar o investimento público e privado, para consumo humano e agrícola, e também no tratamento de resíduos”.

A intervenção do primeiro-ministro Luís Montenegro está disponível no site do XXIV Governo.


Fonte: Tomada de posse do XXIV Governo, 02/04/2024