No ano em que assinala o seu cinquentenário, a Confederação dos Agricultores de Portugal adota uma nova identidade visual, com destaque para a reconfiguração do seu logotipo. Uma forma de celebrar os seus 50 anos de história e marcar aquele que tem sido um percurso de intensa atividade na defesa da Agricultura nacional, dos Agricultores, dos Produtores Florestais e do Mundo Rural.

Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, afirma: “Ao assinalarmos os 50 anos da CAP, temos a responsabilidade de renovar aquele que é o compromisso da Confederação para com os seus Associados e para com o País: o de construirmos futuro para a Agricultura Portuguesa e de garantirmos que cumpre o seu desígnio de sempre, como eixo central para o desenvolvimento e crescimento do País. Homenageamos o nosso passado e a nossa história também com a adoção de uma nova imagem, mais atual e irreverente, e que nos direciona para a ideia de uma agricultura moderna, com futuro.”

Fundada no dia 25 de novembro de 1975, a CAP afirma-se como organização socioprofissional agrícola, agrupando mais de 250 organizações de produtores de todo o País. Na sua intensa atividade de defesa dos interesses da Agricultura portuguesa, tem assumido o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social – Comissão Permanente de Concertação Social, participando nas mais importantes decisões em política económica e social nos últimos 20 anos, em Portugal. Assume também a representação de Portugal junto da Comissão Europeia em Bruxelas, onde instalou uma delegação permanente, e a integração em todos os Comités Agrícolas e no Conselho Económico e Social.

Neste rebranding, o símbolo da CAP reforça as letras principais e adota uma tipografia com uma expressão mais arredondada, orgânica e natural, conjugando a cor verde com outras tonalidades, incluindo o azul, esverdeado e mais escuro, que relaciona a agricultura com o céu e a água – associando, assim, diversos elementos vitais da natureza, essenciais para a vida e para a prática agrícola.

A nova imagem inspira os conceitos de modernidade, personalidade forte, elegância e simplicidade, espelhando os valores da confiança e da robustez e, ao mesmo tempo, mantendo-se próxima e orgânica.

 



Fonte: CAP, 28/04/2025