Arquivo
Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal
Decorre entre 8 e 10 de outubro, no Porto, o Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal, uma organização anual da CAP e da ASAJA, associação espanhola congénere, tendo como objetivo reunir os atores públicos e privados para discutir as questões que afetam o setor agrícola dos dois países ibéricos.
POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM - CAP transmite descontentamento dos agricultores portugueses ao comissário da agricultura
CAP marcou presença na 41.ª Conferência Agrícola América do Norte – União Europeia, em Itália, onde expôs ao Comissário Europeu da Agricultura sua forte oposição à proposta de orçamento para a PAC, altamente penalizadora para os Agricultores Portugueses
Em Bruxelas, CAP apela a mobilização contra a proposta da Comissão para 2028-2034
No Conselho de Presidentes do COPA, a CAP voltou a criticar a proposta da Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034, que classifica como “um dos maiores ataques de sempre ao setor agrícola europeu”.
CAP exige imediata revogação do edital do IVDP que lesa a representatividade da produção e dos viticultores do Douro
Agricultores repudiam o edital ontem publicado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, sob a tutela do Ministro da Agricultura, considerando-o inoportuno e lesivo da representatividade dos produtores durienses. Ao dar apenas verdadeira representatividade ao setor do Comércio, a recomposição do Conselho Interprofissional agrava ainda mais os problemas que afetam a região do Douro e a Produção e que precisam de respostas urgentes – mas ponderadas e concertadas.
Lisboa recebeu Conferência Europeia sobre Diálogo Social e Pacto para as Competências do sector Agroalimentar
Promovida pelo GEOPA em colaboração com a CAP, realizou-se em Lisboa a conferência europeia: O Diálogo Social e o Pacto para as Competências do sector Agroalimentar”, integrada no projeto europeu “Diálogo Social para as Competências” que agora se conclui.
Governo aprova Plano para Gestão Sustentável da Região Demarcada do Douro
Publicada a Resolução do Conselho de Ministros nº133/2025 que aprova o Plano de Ação para a Gestão Sustentável e Valorização do Setor Vitivinícola da Região Demarcada do Douro, em resposta ao desequilíbrio estrutural entre oferta e procura, agravado por excedentes históricos de vinho e dificuldades económicas dos produtores.