Arquivo
Seminário “PecuárIA Digital”
A CAP irá organizar o seminário “PecuárIA Digital” no dia 12 de novembro, um encontro que convida a repensar o futuro da pecuária através da inovação. Em debate estarão temas como a digitalização das explorações, a monitorização inteligente, a identificação animal e a aplicação da inteligência artificial na produção de carne e leite, num contexto de crescente exigência em matéria de eficiência, sustentabilidade e bem-estar animal.
CAP na Conferência da Coldiretti
O Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, marcou presença em Roma, na conferência internacional organizada pela Coldiretti, congénere italiana da CAP, que juntou figuras de destaque como ministros, eurodeputados, académicos e representantes das principais organizações agrícolas europeias para debater os grandes desafios do setor agroalimentar.
Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal
Decorre entre 8 e 10 de outubro, no Porto, o Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal, uma organização anual da CAP e da ASAJA, associação espanhola congénere, tendo como objetivo reunir os atores públicos e privados para discutir as questões que afetam o setor agrícola dos dois países ibéricos.
POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM - CAP transmite descontentamento dos agricultores portugueses ao comissário da agricultura
CAP marcou presença na 41.ª Conferência Agrícola América do Norte – União Europeia, em Itália, onde expôs ao Comissário Europeu da Agricultura sua forte oposição à proposta de orçamento para a PAC, altamente penalizadora para os Agricultores Portugueses
Em Bruxelas, CAP apela a mobilização contra a proposta da Comissão para 2028-2034
No Conselho de Presidentes do COPA, a CAP voltou a criticar a proposta da Comissão Europeia para o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034, que classifica como “um dos maiores ataques de sempre ao setor agrícola europeu”.
CAP exige imediata revogação do edital do IVDP que lesa a representatividade da produção e dos viticultores do Douro
Agricultores repudiam o edital ontem publicado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, sob a tutela do Ministro da Agricultura, considerando-o inoportuno e lesivo da representatividade dos produtores durienses. Ao dar apenas verdadeira representatividade ao setor do Comércio, a recomposição do Conselho Interprofissional agrava ainda mais os problemas que afetam a região do Douro e a Produção e que precisam de respostas urgentes – mas ponderadas e concertadas.