A “Campanha Europeia de Prevenção de Acidentes de Trabalho” é organizada pelo Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho (CARIT) e coordenada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

A iniciativa visa a prevenção de acidentes de trabalho e é um instrumento da Estratégia Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho, focada em reforçar a cultura de prevenção nas micro, pequenas e médias empresas, alinhada com a "visão zero" de mortes relacionadas com o trabalho na União Europeia.

A campanha concentra-se nos setores com maior índice de acidentes nos últimos anos: agricultura e silvicultura; construção civil; transportes terrestres de passageiros, rodoviários de mercadorias e serviços de mudanças. O objetivo é sensibilizar trabalhadores, empregadores e a sociedade para os riscos de acidentes de trabalho, lesões e doenças profissionais, além de reforçar a aplicação das regras e orientações vigentes.

A Confederação dos Agricultores de Portugal foi convidada pela sua representatividade nacional no setor agrícola que, para além de ser uma das áreas com maiores índices de sinistralidade do país, é uma das imagens da campanha.

A intervenção da CAP focou-se exclusivamente no tema de segurança na utilização de máquinas agrícolas, tendo sido mostrados alguns dados estatísticos da sinistralidade no setor, os perigos e riscos associados à condução destes equipamentos, os fatores que potenciam a ocorrência de acidentes de trabalho e a forma como podemos prevenir a ocorrência destes acidentes que tantas vidas tem custado.


Fonte: CAP