No dia 11 de junho, último dia do certame, a organização traçou um balanço positivo da FNA 23, regressada em pleno ao modelo pré-pandemia com dias a rondar os 35 mil visitantes. Apesar de ainda não estarem apurados os totais definitivos, a organização avança para um número estimado entre 198 mil e 201 mil entradas ao longo dos 9 dias do evento.

Na conferência que encerrou a FNA 23, a organização destacou alguns pontos marcantes desta edição, desde logo a escolha do ovo como tema central da FNA, que se revelou um sucesso para expositores e visitantes, e permitiu trazer a Santarém a intervenção artística “Eggcident”, do holandês Henk Hofstra, como forma de sensibilizar os visitantes para a problemática das alterações climáticas, questão relevante para a agricultura, indústria, turismo e transversal a todos os setores da sociedade. Enquanto isso, a ANAPO – Associação Nacional do Avicultores Produtores de Ovos – reuniu nos Claustros um conjunto de empresas ligadas à fileira do ovo, da produção à transformação e distribuição, as quais dinamizaram atividades relacionadas com o sector como ações de showcooking, palestras e apresentações de produtos inovadores destinados ao consumidor.

Pela 1ª vez a FNA foi reconhecida pelo Ministério do Ambiente como “Evento Sê-Lo Verde 2023”, no âmbito de uma candidatura apresentada para o efeito e que tem como objetivo incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacto ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de práticas ecológicas a adotar nesses mesmos certames.

Este ano a FNA voltou a marcar a agenda politica nacional. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou a Feira no dia 3 de junho e foi o primeiro a visitar o evento entre as 11 e as 18 horas onde não faltaram as habituais selfies, tão do agrado dos visitantes.

Por Santarém também passaram os principais líderes partidários como Luis Montenegro, presidente do PSD, André Ventura, presidente do Chega, Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP e Nuno Melo, presidente do CDS-PP.

António Ventura, Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural dos Açores, os membros da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, Armindo Monteiro, presidente da CIP, e Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, foram outras personalidades presentes.

No âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente, estiveram sempre na ordem do dia, em debates de grande valia técnica e bastantes apreciados pelos participantes.

A FNA 23 recebeu 32 ações que decorreram nos dias úteis entre Seminários e Encontros Empresariais destacando-se a Conferência Global de Avicultura (7 junho), Aplicação do PEPAC em 2023 (7 junho) ou a 10ª Conferência de Jovens Agricultores (5 junho) durante a qual foi lançado o 10º Concurso de Jovens Agricultores.

Realce ainda para a apresentação do estudo de opinião dos portugueses sobre a agricultura nacional realizado pela Universidade Católica a pedido da CAP – e no qual 67% dão nota negativa à atuação do Governo.

Por fim, a organização anunciou a data para a realização da Feira Nacional de Agricultura de 2024, que decorrerá nos dias 8 a 16 de junho.


Fonte: FNA 23