As previsões meteorológicas para a primeira quinzena de outubro apontam para temperaturas superiores à média para esta época do ano e baixa probabilidade de ocorrência de precipitação.  

O risco de incêndio florestal foi considerado elevado, tendo o Ministério da Administração Interna determinado, junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o prolongamento do Nível de Empenhamento Operacional (Reforçado) Nível IV até 15 de outubro.

Recordando o terrível mês de outubro de 2017, o Governo pretende assim assegurar a continuidade da operação dos meios cujo empenhamento operacional terminava a 30 de setembro, nomeadamente dos meios aéreos, dos respetivos Centros de Meios Aéreos, das Equipas dos Corpos de Bombeiros e dos Comandantes de Permanência às Operações,

Em 2017, o dia 15 de outubro foi considerado o “pior dia do ano” em termos de fogos florestais: arderam mais de 200 mil hectares. Foram registadas 443 ocorrências, 45 mortos, 70 feridos, 800 habitações permanentes e quase 500 empresas ficaram destruídas.