A Nota informativa nº3/2023/PSA Peste Suína Africana (PSA) - Medidas Preventivas confirma o agravamento da situação epidemiológica da PSA na União Europeia, nomeadamente a introdução da doença em javalis na Suécia, e o elevado número de focos em suínos em especial na Bósnia-Herzegovina e Croácia.

Atualmente, a presença de Peste Suina Africana no mundo é a que se descreve em seguida:

SUÉCIA - Em 7 de setembro, os Serviços Veterinários Oficiais notificaram um foco de PSA num javali encontrado morto a 200 km de Estocolmo, tendo sido estabelecida uma zona infetada com cerca de 1.000 quilómetros quadrados onde foi proibida a movimentação de suínos, a caça e a entrada do público. Como medida preventiva, a população de suínos domésticos na zona infetada será abatida.

BÓSNIA-HERZEGOVINA – Desde 22 de junho foram reportados 683 focos em suínos e 7 focos em javalis.

CROÁCIA – Desde 27 de junho foram notificados 712 focos em suínos e 6 focos em javalis.

UNIÃO EUROPEIA - Alemanha, Bulgária, Eslováquia, Estónia, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia continuam a ser reportados focos de PSA tanto em javalis como em suínos. Na Chéquia e Hungria foram notificados apenas focos de PSA em javalis.

FORA DA UNIÃO EUROPEIA – PSA continua presente na Federação Russa, Kosovo, Moldávia, Macedónia do Norte, República da Sérvia e na Ucrânia, tanto em javalis como em suínos.

ÁSIA - PSA já atinge 17 países e continua a disseminar-se pela China, Mongólia, Vietname, Camboja, Coreia do Norte, Laos, Myanmar, Filipinas, Coreia do Sul, Timor-Leste, Indonésia, India, Butão, Nepal, Malásia, Tailândia, Singapura.

OCEANIA - Continuam a ser reportados focos de PSA em suínos domésticos na Papua-Nova Guiné.

AMÉRICA - Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) a doença está presente na República Dominicana e no Haiti.

AFRICA – A PSA é endémica neste continente.

Consulte a Nota informativa nº3/2023/PSA no site da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Fonte: DGAV