A Figueira dos Amores dos Jardins da Quinta das Lágrimas venceu o concurso nacional com 2 712 votos, o que lhe confere o lugar de representante de Portugal no Concurso Europeu ‘Tree of the Year 2025’. A votação decorre online entre 3 e 24 de fevereiro de 2025, envolvendo 15 árvores finalistas de diferentes países.

A Figueira dos Amores é uma Figueira da Austrália (Ficus macrophylla) plantada no século XIX por um aristocrata colecionador de árvores, fruto de trocas de sementes com o Jardim Botânico de Sydney.  A árvore, que se encontra junto à Fonte dos Amores, cenário do romance entre o rei Dom Pedro de Portugal e Dona Inês de Castro, é considerada um património vivo e atrai anualmente milhares de visitantes que se encantam com a imponência dos seus ramos, tronco e raízes. Foi nomeada para o concurso nacional pela Fundação Inês de Castro, entidade gestora dos Jardins da Quinta das Lágrimas e responsável pela sua conservação e promoção.

O concurso ‘Tree of the Year’ teve origem em 2011 e reúne anualmente as árvores mais emblemáticas de cada país participante. O objetivo é destacar árvores com histórias significativas e promover a consciencialização sobre o património natural e a importância da sua preservação.

Com os seus 150 anos, a Figueira portuguesa concorre com o título ‘The Lovers’ Banyan Tree’ e espera obter a simpatia e os votos do público na plataforma oficial do concurso contribuindo assim para a promoção do património arbóreo nacional

Mais informações e votação: https://www.treeoftheyear.org/vote