Terminou a 30 de Maio, o Tour de Promoção pela Ásia dos Vinhos de Portugal dinamizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que levou os vinhos portugueses aos mercados de Taiwan, Malásia e Honk-Kong . O balanço final não poderia ser melhor: master classes e jantares vínicos esgotados, provas de vinhos muito concorridas e vários negócios fechados.

Depois do sucesso das iniciativas organizadas em Taiwan, em Novembro passado, esta visita revelou que este mercado, apesar de trabalhoso e complexo, poderá dar resultados a breve prazo e estamos convictos que o crescimento das exportações passará seguramente por estas latitudes.

Em 2024, visitámos, pela primeira vez a Malásia, país de cerca de 32 milhões de habitantes com um interesse crescente pelos vinhos de Portugal, onde já se encontram várias referências nacionais na restauração, sinal inequívoco da apetência que o mercado tem pelos nossos vinhos. As acções foram um sucesso e podemos afirmar com certeza através do feedback dos produtores que vários negócios foram fechados.

Este Tour Ásia terminou com uma participação na feira de renome mundial Vinexpo, que este ano teve lugar em Hong-Kong.

Esta geografia é incontornável para quem quer exportar para a Ásia, uma vez que praticamente todos os importadores da Ásia visitam esta feira. Prova disso está na grande dimensão das participações de países como Itália, França, Austrália e Nova Zelândia, entre outros. É o local da Ásia onde o negócio acontece e é a partir de Hong Kong que se expande para vários países asiáticos. No final do ano, a CAP organiza nova ronda pela ásia, desta feita nas Filipinas, Vietname, Tailândia e Índia, numa estratégia de prospeção de novas geografias para exportação.

 

Os 13 produtores presentes: Abegoaria; Adega Cooperativa da Vermelha; Adega Cooperativa de Favaios;Barcos Wines; Casa Ermelinda Freitas; Casa Relvas; Casa Santos Lima; Caves da Montanha; Quinta das Arcas; Quinta de São Sebastião; Quinta do Cardo; Santos & Seixo Wine; e Vercoope.


Fonte: CAP