A Floene convidou igualmente empresários de referência do setor agrícola nacional e teve como principal objetivo a valorização do biometano enquanto solução energética renovável e sustentável, para além de fonte complementar de receita para os agricultores.
Este tema foi aprofundado nas sessões de trabalho, particularmente no debate sobre o impacto ambiental positivo da valorização de resíduos orgânicos para a geração de energia limpa, apontando o biometano como um componente essencial na transição energética e no fomento de uma verdadeira economia circular.
O programa da visita, que decorreu entre 24 e 26 de fevereiro, proporcionou uma visão abrangente sobre a produção de biometano. O primeiro dia foi passado na Sede da GRDF e dedicado a apresentações e debates sobre onde os diversos aspetos relacionados com a implementação de projetos de biometano, o funcionamento destas unidades, os diferentes subprodutos que podem ser utilizados nesse processo, bem como a valorização agrícola do digerido resultante da produção deste gás.
No segundo dia foram visitadas duas unidades de biometano com características distintas, que operam a partir da utilização de diferentes subprodutos, as quais permitiram uma maior compreensão sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores e sobre as soluções adotadas para superá-las.
O último dia foi dedicado à emblemática Feira de Agricultura de Paris (Salon International de l´Agriculture entre 22/02 e 02/03 de 2025) onde os participantes puderam conhecer as mais recentes inovações e tendências do setor agrícola, ampliando o entendimento sobre o papel do biometano no contexto agrícola e energético.
Esta visita foi uma oportunidade para elevar o conhecimento das políticas públicas de incentivo à produção deste gás renovável, nomeadamente a identificação do potencial significativo de subprodutos e resíduos agrícolas e agroindustriais que podem ser utilizados para produção de biometano em Portugal, mas também identificar uma área que merece ser mais explorada para maximizar as suas vantagens económicas e ambientais.