O Ministério da Agricultura e Alimentação prorrogou até 31 de julho o prazo das candidaturas ao Pedido Único 2023 (PU 2023), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), foi anunciado este sábado, 8 de julho.

Numa nota, o Ministério justifica a prorrogação com o "contínuo e partilhado esforço de resolução das dificuldades sentidas pelos agricultores", tendo em conta o aumento do número de candidaturas. "Reconhecemos isso e queremos corresponder ao que são consideradas as condições necessárias ao sucesso de todo o processo", assegurou a ministra, Maria do Céu Antunes, citada na nota.

Na quinta-feira, as quatro organizações representativas dos agricultores: CAP, CONFAGRI, AJAP e CNA emitiram um comunicado conjunto onde manifestaram profunda preocupação com as candidaturas ao Pedido Único, que "está a resultar numa muito baixa percentagem de execução", sublinhando que esta situação requeria "redobrado empenho" da tutela.

No comunicado era sublinhado que, a uma semana do fim da campanha (14 de julho), estava por candidatar 68% da área definida no PEPAC, onde se insere o PU 2023, sendo de destacar que em 2022 o número de candidaturas efectuadas foi de 175 mil.


Fonte: Agência Lusa, 08/07/2023