Todas as notícias sobre Agricultura e Floresta
Adiamento do Regulamento Europeu Para a Desflorestação
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratula-se com decisão tomada pelo Parlamento Europeu de adiar, por um ano, a entrada em vigor do Regulamento Europeu para a Desflorestação e Degradação Florestal (UEDR) – um adiamento também já proposto pela Comissão Europeia e recentemente aprovado pelo Conselho Europeu. Este interregno de um ano assume-se, assim, como a oportunidade para ajustar devidamente os regulamentos, por forma a que tenham condições de aplicabilidade no terreno.
IMIGRAÇÃO - Lei nº40/2024 salvaguarda as condições de manifestação de interesse revogadas em junho último
Publicada ontem em Diário da República, a Lei nº 40/2024, de 7 de novembro altera o regime transitório previsto, procedendo à revogação dos procedimentos de autorização de residência assentes em manifestações de interesse.
OPSA incluídas no Esclarecimento sobre vacinação voluntária contra a Língua Azul
DGAV publicou hoje uma 2ª Versão do Esclarecimento Técnico 12/DGAV/2024, por forma a incluir as Organizações de Produtores para a Sanidade Animal (OPSA) nos processos de notificação e aquisição direta da vacina.
DGAV emite Esclarecimento Técnico sobre vacinação voluntária contra a Língua Azul
Destinado sobretudo ao apoio a veterinários, proprietários e distribuidores, entre outros, a DGAV publicou o esclarecimento técnico 12/DGAV/2024 relativo ao processo de administração da vacina voluntária contra o vírus da Língua Azul.
Concurso Nacional Árvore do Ano
Decorre até 23 de outubro (16h59 hora portuguesa) o prazo para apresentação das candidaturas ao concurso nacional Árvore do Ano, a primeira fase do evento europeu «Tree of the Year» que desde 2011 elege, a “árvore campeã” de cada ano, escolhida entre as vencedoras de todos os países participantes.
SANIDADE ANIMAL - DGAV autoriza Vacina Bultavo 3
Decorrente da situação epidemiológica em Portugal relativamente à doença causada pelo vírus da Febre Catarral Ovina, serotipo 3, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária autorizou a utilização da Vacina Bultavo 3 - suspensão injetável para bovinos, até 22 de setembro de 2025.